santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

24/04/2024

SER VOCACIONADOS

Padre Ricardo Fontana - Reitor do Santuário de Caravaggio

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

"Chamados a semear a esperança e a construir a paz" foi o tema da mensagem do Papa Francisco para o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado no Domingo do Bom Pastor, dia 21 de abril de 2024. O primeiro chamado que Deus faz a cada um é o chamado à vida:  é a vocação humana.  Nós somos seres criados à imagem e semelhança de Deus é necessário dar ouvidos ao que incomoda o coração.

Ter uma vida guiada pela Palavra e pelos sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia são os primeiros passos para a escuta da voz de Deus que fala ao coração, são os primeiros sinais que um jovem deve observar para tentar compreender para qual vocação ele ou ela está sendo chamado. Há muitas possibilidades, mas, quando o jovem sente o desejo de doar a própria vida pela construção do Reino de Deus (reino da verdade e da vida, reino da justiça e da paz, reino do amor e da santidade), através do sacerdócio ou vida religiosa, surge um questionamento: “Penso em ser padre, ser Irmã ou Irmão?”

A Vocação é um chamado de Deus a serviço da humanidade e a resposta é pessoal e livre. Deus chama a cada um de nós, conta conosco, se serve de pessoas, necessidades, fatos, acontecimentos, inspirações... É Deus quem toma a iniciativa. Ele chama pelo nome, nos tira do anonimato e nos confere uma missão e capacita para ela.  A resposta da pessoa se dá como doação e serviço concreto ao Povo de Deus.  Se a pessoa não tiver coragem, isto é, não agir com o coração, a dar uma resposta sincera e profunda, pode se tornar frustrada em suas escolhas, e consequentemente, infeliz! Discernir com a sabedoria do Espírito Santo e acolher com humildade, fidelidade e amor a vontade de Deus que bate a porta do coração, é o indicativo de quem busca incansavelmente o sentido mais profundo do viver! E o indicativo é seguir a seta do Caminho através de sinais, acontecimentos, participação na Igreja que ajudam e contribuem na confirmação do SIM ao chamado à vocação Sacerdotal ou Religiosa. 

Neste momento o apoio da família é muito importante para o jovem. Quando Deus chama, Ele não deixa um vazio, mas, preenche com graças e bênçãos para que a família seja transformada com a vocação desse jovem que ressoa em seu coração o mandato de Jesus: “Ide e anunciai” (Mc 16,15). Portanto, se o filho ou filha deseja ser padre ou religiosa, o papel dos pais é acompanhar seu filho no processo vocacional, é conceder a ele a liberdade de Filho de Deus para seguir no caminho de Jesus.  E qual a melhor forma para isso? “É necessário orar sempre, sem jamais esmorecer” (Lc 18,1).

Santa Teresinha do Menino Jesus, desde criança tinha um grande amor por Deus e logo aos 15 anos de idade quis ser Monja Carmelita. Dirigiu o pedido ao seu pai e este acolheu seu desejo, mesmo sendo ela tão jovem. Por isso, urge nos tempos atuais: “chamados a semear a esperança e a construir a paz”. Assim, o dom da vocação é como uma semente divina que germina no terreno da nossa vida, abre-nos a Deus e abre-nos aos outros para partilhar com eles o tesouro encontrado.

Esta é a estrutura daquilo que entendemos por vocação: “Deus chama amando, e nós, agradecidos, respondemos amando", diz o Papa Francisco. Pense: a presença de uma religiosa ou religioso num hospital, numa escola, faz ou não faz a diferença para uma excelência no atendimento profissional e humano? Você lembra a diferença daquela escola e daquele hospital quando havia a presença de religiosos?

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias